segunda-feira, 14 de junho de 2021

O dia que um caruaruense enfrentou Marco Maciel nas urnas

 

Passados dois dias da morte de Marco Maciel, ocorrida no último sábado, convém lembrar sobre uma eleição ocorrida em 1990, onde Maciel concorreu à reeleição ao Senado, disputando contra um caruaruense. Ninguém menos que José Queiroz (PDT). Queiroz vinha de uma boa administração em Caruaru, de 1983 a 1988. 

O governador da época era Carlos Wilson, que era o vice de Miguel Arraes, sendo que ele deixou o governo do estado pra se candidatar a deputado federal. Arraes havia sido eleito em 1986, e assumindo em 1987, completaria seu mandato em 1991. Lembrando que na época não era permitida a reeleição. 

Os candidatos apoiados por Arraes e Wilson foram o ex-prefeito do Recife, Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo do Estado, tendo Paulo Coelho como vice, e o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz como candidato ao Senado. Queiroz aceitou o desafiou de disputar contra Maciel, um nome já consagrado na política. 

Na outra chapa, de oposição, mais à direita, o candidato a governador era Joaquim Francisco (PFL), tendo como vice um outro filho de Caruaru, Roberto Fontes, e o próprio Maciel como candidato ao Senado. 

Apesar de ser candidato governista e de ter apoio de grandes nomes da redemocratização, Jarbas acabou derrotado para Joaquim, o que iniciaria inclusive seu afastamento político de Arraes. Jarbas creditou a sua derrota naquela eleição a um suposto "corpo mole" de Arraes, a quem ele queria como seu candidato ao Senado. Em 1992, Jarbas e Arraes romperiam relações, de modo que Jarbas se aliaria a partir de então com seus antigos adversários do PFL. Jarbas seria eleito governador em 1998, derrotando o próprio Arraes, que tentava a reeleição. As arestas entre Jarbas e o PSB só seriam superadas em 2012. 

Quanto ao José Queiroz, muitos apostavam que a goleada de Maciel seria grande. Marco Maciel venceu a eleição, mas a diferença de votos foi pouca: Maciel teve 910.802 votos, enquanto José Queiroz teve 840.866 votos, uma diferença de 69.936 votos pró-Maciel. Se não venceu a eleição ao Senado, mas se credenciaria a partir de então como um dos grandes nomes da política estadual, sendo ainda posteriormente deputado estadual e prefeito de Caruaru outras três vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário