terça-feira, 4 de outubro de 2022

Enquanto Raquel Lyra se fortalece, nomes tradicionais da política de Caruaru fracassam nas urnas

 

A cidade de Caruaru vive um momento de êxtase com a possibilidade de uma ex-prefeita, a Raquel Lyra, ocupar o cargo de governadora de Pernambuco, já que ela foi qualificada para o segundo turno contra a Marília Arraes. Raquel, além de ter sido prefeita de Caruaru, é filha do ex-prefeito João Lyra Neto, neta de outro ex-prefeito - João Lyra Filho - e sobrinha de Fernando Lyra. 

Mas o momento positivo que a cidade vive no quesito executivo contrasta com um momento negativo vivido no lado legislativo. Nomes tradicionais da política local, como José Queiroz, do PDT e Tony Gel, do PSB, não conseguiram ser reeleitos para o cargo de deputado estadual. Ambos já ocuparam a prefeitura de Caruaru e chegaram a altos níveis de mandato - Tony Gel chegou a ser deputado federal, e Zé Queiroz já foi candidato a senador, tendo conseguido uma votação acima do esperado e quase derrotando o eleito Marco Maciel, há 32 anos. 

Além desse fracasso de ambos os caciques nas urnas para deputado estadual, ambos também não conseguiram emplacar os filhos Wolney Queiroz e Tonynho Rodrigues na Câmara Federal. Soma-se ao fracasso deles o também fracasso do delegado Erick Lessa, que vinha tentando sua reeleição para a Alepe, tendo sido também candidato a prefeito por duas vezes. 

Resta saber como será daqui há dois anos, a depender muito também do resultado do segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário