quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Há 12 anos, Caruaru perdia Souza Pepeu

 

Souza Pepeu ao lado de Miguel Arraes - Foto Fabianna Pepeu

 

No dia 25 de agosto de 2010, Caruaru perdia um dos maiores ícones do jornalismo e da política. Severino de Souza Pepeu, criador da revista Caruaru Hoje, falecia vítima de infarto. Pepeu marcou história na política e no jornalismo. Desde 2000, Pepeu havia fundado com Marcos Moura a revista Caruaru Hoje, sendo inclusive a primeira revista onde este blogueiro teve a oportunidade de redigir um texto de sua autoria, que veio a ser publicada na primeira edição. 

Souza Pepeu também marcou história na política, militando no campo de esquerda, sendo inclusive vereador. Sua última aventura na política foi uma candidatura a vice-prefeito em 2004, na chapa de Eduardo Guerra. 

Não pode ser esquecida da paixão de Pepeu pelo glorioso Central, que sempre tinha uma página de destaque na sua revista. Com certeza, se vivo hoje fosse, Pepeu não estaria nada satisfeito com a atual situação do clube, amargando pela 3ª vez em sua história um lugar na 2ª Divisão de Pernambuco. A sala de imprensa do clube hoje é batizada em sua homenagem.

Pepeu foi um pioneiro na arte de levar notícias de Caruaru pra todo o Brasil, o que lhe valeu o Prêmio Esso de Jornalismo em 1969.  Da infância na Rua Saldanha Gama em Caruaru e adolescência no Recife, Pepeu teve a base da formação para virar um profissional. Aos 18 anos, participou da criação da Rádio Cultura do Nordeste, tendo sido o primeiro locutor do veículo de comunicação a ter carteira assinada, uma grande conquista na época. 

Passou ainda pela redação da Rádio Difusora, Vanguarda e dos diários Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. Também atuou na extinta TV Tropical, atual TV Pernambuco, e na chefia de reportagem da Rede Globo Nordeste. Na política, foi processado pela ditadura militar, após denunciar casos de tortura na década de 1960, mesmo período em que se formou bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Caruaru. Sua atuação destacada em prol dos direitos humanos o levou a ter seu primeiro mandado de vereador de Caruaru cassado em virtude do Ato Institucional de número 5 (AI5).

Pepeu também era um defensor do Meio Ambiente. Na condição de vereador entre 1983 e 1988, apresentou o projeto de criação da reserva ecológica Serra dos Cavalos (Parque João Vasconcelos Sobrinho), criação da Praça da Criança e a Praça Chico Porto. 

12 anos se passaram sem a presença desse grande ícone que muito contribuiu para Caruaru, mas sua memória e suas ideias permanecem viva principalmente naqueles que lhe acompanharam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário