A cidade de Caruaru cresceu e atualmente é a maior cidade de todo o interior de Pernambuco, quando exclui-se toda a Região Metropolitana do Recife. Como em todas as cidades de grande porte, existe um problema com relação a ambulantes. Cria-se leis e mais leis para organizar calçadas, e acaba-se criando um conflito. Episódios como o que aconteceu na última segunda-feira (02), quando fiscais da Prefeitura e ambulantes partiram para o confronto físico, é apenas mais um capítulo da novela que se arrasta há anos em Caruaru.
A atual prefeita Raquel Lyra (PSDB) criou o "Comércio na Praça", onde passaram a ficar alguns ambulantes que estavam nas ruas centrais de Caruaru. Mas muitos deles não estão satisfeitos no novo local, e reclamam da perda de clientes. E isso não é de hoje. Nos governos passados, também houveram registros de problemas entre Prefeitura e ambulantes.
Por um lado, existem regras para passeios de pedestres em calçadas e ocupação das calçadas públicas. Por outro lado, num País que tem um alto índice de desempregados, pessoas querem ganhar seu dinheiro de forma honesta. O que se tem que haver é um entendimento urgente para esse problema que há tantos anos acontece na cidade. Ambulantes e poder público precisam ser parceiros, e não inimigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário