Recifense de nascimento, mas caruaruense de coração, se vivo hoje fosse, Fernando Lyra estaria completando 81 anos. Um dos políticos mais respeitados em sua geração, inclusive, até por adversários, Lyra contribuiu na luta pela democracia e pertencia ao chamado "MDB autêntico". Filho de João Lyra Filho e irmão de João Lyra Neto, também era tio da atual prefeita Raquel Lyra.
Fernando se destacou como deputado federal por seis mandatos, além de ter sido Ministro da Justiça indicado por Tancredo Neves, mas atuando no governo de José Sarney. Articulador, foi ele quem inclusive iniciou, ao lado de Wolney Queiroz, a reaproximação entre José Queiroz e João Lyra Neto, no ano 2000, lembrando que ambos estavam rompidos desde 1992.
Fernando também foi candidato a vice-presidente da República na chapa de Leonel Brizola. Nascido em 8 de outubro de 1938, Fernando Lyra partiu para a eternidade em 14 de fevereiro de 2013, aos 74 anos de idade. Seu legado e sua contribuição para a causa democrática deve servir de exemplo aos políticos da nova geração, não importando qual a ideologia de sua preferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário